Tenho o sonho de ministrar cursos. Quais são os primeiros passos?

Tenho o sonho de ministrar cursos. Quais são os primeiros passos?

Alguns profissionais possuem a vontade de ministrar cursos, e uma das principais dúvidas é: por onde começar?

Na verdade, um dos primeiros recursos que devemos pensar: “qual o tema do seu curso?”, algum tema que você tenha facilidade, que goste, depois disso, estudar muito sobre o assunto, praticar muito e criar sua própria experiência sobre.

Ah! Gostar de falar, se comunicar com as pessoas e não ter vergonha de falar em público é um dos requisitos… Claro que em um auditório repleto de pessoas, por exemplo, é normal dar aquele friozinho na barriga antes de iniciar a apresentação, mas nos dias atuais existem muitos recursos para driblarmos esse tipo de “barreira”, como: cursos, coachings que nos ajudam a driblar esses contratempos, livros sobre dicas de como falar em público, por exemplo. Mas acima de tudo, você realmente tem que gostar disso! Quando a gente gosta de lecionar já é um grande começo para palestrar, ministrar cursos, facilitando para as coisas fluírem.

+ Siga-nos no Instagram!

Para quem curtir lecionar, o foco será o mestrado, onde vai te ajudar sobre a didática e também te nomeará mestre em algum recurso específico da sua área profissional. Além disso poderá, além de gerar cursos, coordenar, lecionar em faculdades, pós graduações e afins, com piso salarial maior que apenas como especialista (pós graduado).  Mas, antes, o profissional pode realizar pós graduações na área de Ensino Superior ou mesmo de Coaching Empresarial, empreendedor. Ou até uma área específica da profissão ou similares ajudam muito a se tornar um especialista sobre determinado assunto antes de se tornar um mestre na área.

Mas nunca se esqueça, que o principal, indiferente de qualquer coisa, é estudar. Estudar muito sobre aquilo que te motiva, te alegra e te faz ser um profissional diferenciado no mercado. E acima de tudo, gostar de compartilhar conhecimento!

Alguns profissionais nos dias atuais para se tornarem especialistas em um recurso ou protocolo, ou algo que descobriu por ter ótimos resultados, acabam por patentear em cartório o recurso, protocolo, e etc., para se tornar único profissional do mercado a falar sobre o tema “X” ou “Y”, o que faz muitos outros profissionais obterem a curiosidade em seu tema do curso e ir em busca de aprendê-lo com você.

Vale destacar os artigos científicos sobre o assunto falado, cria-se mais confiança sobre o tema quando ele é cientificamente comprovado!

E aí, ajudamos a direcioná-lo(a) para conquistar seu sonho?

O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.


Évelin Ribeiro

Évelin Ribeiro

• Esteticista e Fisioterapeuta Responsável Técnica da Fismatek • Especialista em Eletroterapia e Terapia Intensiva • Mestre em Terapia Intensiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.