#Série: Sistema reprodutor feminino e a estética

#Série: Sistema reprodutor feminino e a estética

aparelho reprodutor feminino, ou sistema genital feminino, é onde localizam-se os órgãos responsáveis pelo processo de reprodução. Como funções desse sistema, podemos destacar:

  • Produção e armazenamento dos gametas femininos;
  • Síntese dos hormônios sexuais femininos.
Constituição do sistema reprodutor feminino:
# Constituição Externa

A parte externa do aparelho reprodutor feminino, também conhecida como pudendo feminino, ou vulva (nomenclatura antiga), é constituída por:

  • Clitóris: órgão localizado acima da abertura vaginal. Desse modo, constituído por tecido com grande número de terminações nervosas, sensível a estímulos. É homólogo ao pênis.
  • Grandes lábios: são duas pregas cutâneas, mais externas que os pequenos lábios, revestidas de pelos em sua face mais externa. Além disso, recobrem o clitóris;
  • Pequenos lábios: são pregas cutâneas (mais internas que os grandes lábios) não revestidas de pelos e que recobrem a abertura vaginal. Na sua face interna, estão presentes poros de glândulas lubrificantes;
  • Abertura vaginal: abertura externa do canal vaginal. No entanto, em mulheres que não tiveram relações sexuais, ele geralmente se apresenta parcialmente fechado por uma membrana, denominada hímen. Em alguns casos raros, essa membrana pode estar ausente.
# Constituição Interna

A genitália interna são os órgãos reprodutores femininos que estão localizados dentro da cavidade pélvica. Eles incluem:

  • Vagina
  • Útero
  • Tubas uterinas (ou trompas de falópio)
  • Ovários

Primeiramente, a vagina é o órgão genital feminino interno mais externo. Desse modo, estende-se do útero à vulva (genitália externa). Funcionalmente, possibilita a menstruação, a relação sexual e o parto. A vagina está localizada posteriormente à bexiga e à uretra, e anteriormente ao reto.

A princípio, o Brasil é um dos líderes do mundo em cirurgias plásticas de reparação íntima e a procura por tratamentos estéticos não invasivos também vem aumentando fortemente ano após ano.

Sendo assim, o Rejuvenescimento íntimo é um nome que vem sendo utilizado para diversos procedimentos. Estes, que podem ser realizados com objetivos, médicos ou estéticos na vulva, grandes lábios, pequenos lábios e vagina.

Dessa forma, muitos são os tratamentos de estética íntima realizados nos dias atuais, sendo alguns mais invasivos outros não. Por exemplo, um dos tratamentos ‘Não Invasivo’ que a cliente pode manter sua rotina normal após a sessão é a criofrequência atualmente. 

# Você Sabia?

A Fismatek foi a primeira fabricante do mercado da estética brasileira que lançou uma criofrequência para rejuvenescimento íntimo não invasivo. Assim como, o equipamento contém ponteiras auto cavadas visando a biossegurança do profissional e clientes.  

Desse modo, a AXCEL CRIOFREQUÊNCIA é composta de 9 ponteiras criogênicas. Sendo assim, dessas, 5 ponteiras de variados tamanhos são totalmente auto clavadas, podendo ser utilizadas na Estética Íntima nas Regiões de: Monte Vênus, Grandes Lábios e Púbis. 

A princípio, a Sessão dura uma média de 30 minutos a 1 hora, sem sangramento e cortes teciduais, sendo TOTALMENTE NÃO INVASIVO. Além disso, a sessão pode ser realizada 1 vez por semana ou a cada quinzena dependendo da objetividade do tratamento no local. 

A aplicação é de fácil manuseio.


O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.

Évelin Ribeiro

Évelin Ribeiro

• Esteticista e Fisioterapeuta Responsável Técnica da Fismatek • Especialista em Eletroterapia e Terapia Intensiva • Mestre em Terapia Intensiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.