#Série: Sistema Muscular e a Estética

#Série: Sistema Muscular e a Estética

O Sistema Muscular é o conjunto de músculos presentes no corpo. São formados por células ou fibras que tem a capacidade de contrair e relaxar, exercendo o movimento voluntário e funcionamento dos órgãos internos. Há três tipos de músculos presentes no corpo humano:

Estriado cardíaco:

Como o nome diz, é o músculo responsável pelos batimentos e bombeamentos de sangue. Suas contrações são involuntárias (contração inconsciente). Chamado também de miocárdio.

Estriado Esquelético:

São responsáveis pelos movimentos musculares voluntários (contração consciente), controlados pelo sistema nervoso somático. A maioria fixa-se aos ossos por meio de cordões fibrosos, chamados de tendões.

Não estriado (liso):

São os músculos responsáveis pelos movimentos involuntários do corpo, associados aos movimentos peristálticos e ao fluxo de sangue no organismo. A maioria é localizada em órgãos internos como o esôfago, o estômago, o intestino, as veias e as artérias.

#Série: Sistema Muscular e a Estética

A princípio, o sistema muscular tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos, além de produzir movimentação corporal, seja para deslocamento físico ou movimentação interna de órgãos. Por exemplo: os movimentos peristálticos que auxiliam a digestão e garantem o transporte de alimentos ao longo do tubo digestivo.

O envelhecimento é um processo fisiológico que acontece aos sistemas do corpo humano caracterizado por declínios heterogêneos progressivos, e a prática de exercícios físicos ajudam a retardar este processo.

Outras Funções do Sistema Muscular:
  • Estabilidade corporal;
  • Produção de movimentos;
  • Aquecimento do corpo (manutenção da temperatura corporal);
  • Preenchimento do corpo (sustentação);
  • Auxílio nos fluxos sanguíneos.
  • Atua na lipólise

NA ESTÉTICA…

Atuação Muscular na Lipólise:

As células gordurosas (adipócitos), quando atingidas pelos famosos procedimentos estéticos, sofrem um processo chamado de Lipólise. Sendo assim, por sua vez, o responsável pela diminuição de medidas prometida pelas clínicas. No entanto, apenas ocorrem quando os protocolos são corretamente aplicados e associados com atividade física logo na sequência dos procedimentos, dê preferência.

Conheça as tecnologias da Fismatek.

Sobretudo, a função dos lipídios é fornecer energia, sendo semelhante à dos carboidratos. Isso significa que quando o corpo precisa de combustível há quebra de carboidratos e, se esses acabam, inicia-se a quebra de gordura. Ou seja, o processo chamado de lipólise.

Desse modo, durante a realização do exercício físico ocorre aumento da taxa de lipólise no tecido adiposo, especialmente no treinamento aeróbio. Ou seja, que resulta em aumento significativo na oxidação de AGL (ácidos graxos livres), no volume mitocondrial, assim como na atividade de suas enzimas.

Atuação Muscular para a Postura:
#Série: Sistema Muscular e a Estética

Além disso, a Prática de Atividade Física Regular, garante o Fortalecimento, Trofismo e Tonificação Muscular, bem como, promovendo o aumento e melhora da circulação sanguínea (oxigenando, nutrindo e exercendo um bom funcionamento do corpo); e linfática (diminuindo retenção de líquidos corpóreos, filtrando impurezas e fortalecendo sistema imunológico). Além disso, a Atividade Física combinada com a consciência corporal, ou seja, equilíbrio e propriocepção, melhora a postura. Assim como, resulta também no aspecto redutivo da barriguinha indesejada.

Dica: A atividade física somada ao uso de malhas compressivas, de 2 a 4 horas diárias, além da melhora da postura (homem e mulher), e eventualmente, auxilia na modelagem corporal, principalmente, feminina.

Atuação no Envelhecimento:

Os tipos de fibras musculares também são afetados pelo envelhecimento. Assim, o número de fibras musculares que contraem mais rapidamente diminui muito mais do que o número de fibras musculares que contraem lentamente. Dessa forma, os músculos não são capazes de contrair tão rapidamente na velhice.

Portanto, a atividade física na terceira idade ajuda a prevenir e a combater doenças como a hipertensão; derrames; varizes; obesidade; diabetes; osteoporose; problemas de coração e pulmões, por exemplo. Além disso, fortalece o sistema muscular, diminuindo o risco de quedas e facilitando os movimentos dos braços, pernas e tronco.

De acordo com pesquisadores americanos e canadenses, fazer exercícios desacelera ou até mesmo reverte os sinais de envelhecimento precoce. Pois, a atividade física faz bem para a saúde, para o humor, e agora descobriram que ela pode fazer bem até para a pele. Nesse sentido, mantendo-a jovem e até mesmo revertendo o processo de envelhecimento. Então, associado a aplicações de Tecnologias Estéticas garante ainda mais o Rejuvenescimento da Pele.

Veja aqui a tecnologia que está em alta no Mundo atualmente para Rejuvenescimento da pele.

Por fim, é imprescindível que este sistema esteja em condições saudáveis e ativo para um bom funcionamento geral corpóreo. Além de uma vida saudável e estética física rejuvenescida e invejável!


O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.

Fontes: Wikipedia, Quero Bolsa, Manual MSD, Norte Livre.

Évelin Ribeiro

Évelin Ribeiro

• Esteticista e Fisioterapeuta Responsável Técnica da Fismatek • Especialista em Eletroterapia e Terapia Intensiva • Mestre em Terapia Intensiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.