#série: Sistema linfático e a estética

#série: Sistema linfático e a estética

O sistema linfático é formado por uma vasta rede de capilares e vasos, e está em constante comunicação com o sistema sanguíneo. Assim, apresentando funções importantes como, por exemplo, a recondução do líquido intersticial aos vasos sanguíneos; eliminação de toxinas; recuperação de proteínas do interstício; e produção de anticorpos.

Eu sou a Mayte Peres, biomédica esteta e técnica da Fismatek. Em semanas anteriores conversamos sobre o sistema imune e a sua importância na estética e hoje, vamos conversar sobre a aplicabilidade do sistema linfático no dia a dia dos nossos atendimentos para que a cada dia você se sinta mais segura(o) e confiante para estabelecer os seus protocolos de atendimento.

O método de drenagem linfática por muitas vezes se torna o carro chefe dos primeiros atendimentos dentro de um centro estético. Trata-se de um tratamento conceituado e extremamente procurado por seus inúmeros benefícios. Com a prática dessa técnica percebe-se a redução do edema, maior hidratação e nutrição celular, maior rapidez na cicatrização de um ferimento devido a uma maior irrigação sanguínea e reabsorção mais rápida de hematomas e equimoses.

Veja mais:

Primeiramente, o funcionamento adequado do sistema linfático é importante para a capacidade do nosso corpo para desintoxicar, nutrir e regenerar tecidos. Além disso, de filtrar resíduos metabólicos e materiais inorgânicos; e da manutenção de um sistema imune saudável.  Um sistema linfático que funciona bem é importante para a nossa saúde e bem-estar. A linfa circula nos glóbulos brancos que combatem infecções e contribuem para a produção de anticorpos, elementos cruciais para apoiar o sistema imunológico. 

A princípio, na estética podemos atuar diretamente sobre esse sistema através da drenagem linfática. A drenagem linfática tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa, transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitam o bombeamento fisiológico.

Sendo assim, ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos; favorece a eliminação de toxinas e metabólitos; aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório; aumenta a quantidade de líquidos eliminados; além disso, melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.

Pontos relevantes:

Desse modo, diante da relevância deste sistema tão complexo, é importante frisar que a drenagem linfática é uma técnica muito séria. Além disso, um profissional com profundo conhecimento e embasamento teórico e prático deve realizar o tratamento. Por fim, e por entender a importância disso, a Fismatek se dispõe a realizações de conteúdos e treinamentos para te manter sempre atualizada(o).

O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.


Dra. Mayte Peres

Dra. Mayte Peres

• Tecnóloga em Estética e Cosmetologia – Centro Universitário SENAC • Biomédica pós graduada em Estética – FMU/IPESSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.