#Série: Colágeno e a Estética

#Série: Colágeno e a Estética

Nos últimos anos o colágeno vem se destacando no mercado devido a suas inúmeras indicações. A área em que mais teve destaque é a estética e cosmética, devido às suas atividades reparadoras dos tecidos cutâneos. Muito se pode avançar em relação ao retardo do envelhecimento e o colágeno é um dos fatores que prometem retardar o envelhecimento celular.

Os radicais livres produzidos em excesso pelo organismo como resposta ao fumo; bebidas alcoólicas; exposição solar sem proteção; estresse; consumo de drogas; falta de atividade física e má alimentação aceleram o processo de envelhecimento do organismo.

Envelhecer é inevitável, é um processo natural, que engloba todas as classes de seres vivos. O que a ciência tem buscado são maneiras desses sinais ficarem menos evidentes. Com o avanço da idade e o passar dos anos, a síntese de colágeno diminui gradativamente, as fibras elásticas tornam-se deformadas e menos flexíveis.

Durante os primeiros anos até a puberdade, no entanto, essas deficiências ou alterações do colágeno não são tão visíveis e praticamente não mostram evidências no organismo. Mas, a falta de colágeno constante torna-se mais nítida quando se entra na fase da maturidade, onde a rotina diária se torna mais cansativa; e a alimentação não supre as necessidades do organismo. A cerca dos 20 aos 30 anos os seres humanos iniciam o processo de diminuição do colágeno produzido naturalmente pelo organismo. Dessa forma, a estética, cosmética, equipamentos avançados e suplementações, existem para aumentar essa produção de colágeno na pele, oferecendo um tecido mais hidratado, saudável e rejuvenescido.  

+ Siga-nos nos Instagram!

A princípio, em estudos, pode-se verificar que apenas o colágeno não é o suficiente para atingir resultados benéficos. Sendo assim, inúmeros fatores interferem no processo de envelhecimento celular. Por exemplo, alguns fatores benéficos como a alimentação saudável, balanceada, que supra as demandas energéticas necessárias diariamente de vitaminas e minerais.

Vitaminas como a vitamina C e E são excelentes antioxidantes que, juntamente com o colágeno, podem desacelerar o processo de envelhecimento. Desse modo, o colágeno é uma proteína fibrosa muito abundante em mamíferos. Esse representa de 25-30% das proteínas totais do organismo, sendo alguns tipos de colágeno mais abundantes do que outros. Desse modo, dentre os mais variados tipos de colágeno, o mais abundante é o colágeno tipo I, constituindo cerca de 80% dessa proteína no organismo. Em função de suas propriedades naturais que incluem baixa alergenicidade, antigenicidade e biocompatibilidade elevada, essa proteína vem sendo utilizada como matéria-prima para a fabricação de biomateriais sob as mais variadas formas.

Além disso, muitas pesquisas ainda estão em andamento em relação a essa proteína que ganhou espaço nas últimas décadas. Pesquisas relacionadas principalmente à sua aplicação nos campos de estética e cosmética, devido ao crescente aumento, demandam por tratamentos estéticos que retardem o processo de envelhecimento.

Herus HIFU:

O Herus HIFU da Fismatek® vem ganhando destaque no mercado da estética por emitir ondas Ultrassônicas micro e macrofocadamente atingindo e gerando retração na profundidade Dérmica e EXCLUSIVAMENTE na camada de SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial) obtendo o Lifting tecidual Não Invasivo. Ou seja, essas camadas são riquíssimas em fibroblastos (produtores de colágeno) que pela aplicação do Herus HIFU além de ocasionar o tracionamento desses tecidos, ocorre também o mecanismo de pontos Termogênicos que chega até um aquecimento de 70ºC. Desse modo, estimulando os fibroblastos em ambas camadas a produzirem o colágeno TIPO 1 e TIPO 3 em abundância. Sim!! O Estudo realizado com o Herus HIFU (clique aqui para fazer o download do estudo) mostrou histologicamente a produção de colágeno tipo 1 e 3 na pele após a aplicação do Equipamento.

Vale lembrar que a Tecnologia de Ultrassom Micro e Macrofocado é a ÚNICA do mercado Mundial da Estética que atinge a camada de SMAS. Tracionando-o e estimulando a produção de colágeno nesse sistema !

Por isso, todo e qualquer tratamento estético visando o Rejuvenescimento é INDISPENSÁVEL o uso, além do protetor solar, o colágeno também !

Claro que, realizando ou não tratamentos estéticos para rejuvenescimento, o colágeno otimiza o retardo do processo de envelhecimento, porém, combinado com as terapias estéticas pode haver uma produção maior de 500% de colágeno na pele. Combinação perfeita, não é mesmo?

Eaí, gostou das dicas de hoje? Compartilhe com seus clientes e amigos!

Até a próxima dica!

Évelin Ribeiro

Évelin Ribeiro

• Esteticista e Fisioterapeuta Responsável Técnica da Fismatek • Especialista em Eletroterapia e Terapia Intensiva • Mestre em Terapia Intensiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.