A Sociedade Brasileira de Medicina estima que a rosácea ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas, principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. A doença é confundida em alguns casos, erroneamente, à acne que diferentemente da rosácea, trata-se de uma doença causada inflamação nas glândulas sebáceas.

Eu sou Mayte Peres, biomédica esteta e venho por meio deste material e da minha experiência, descomplicar esse assunto que é tão comum em centros de estética espalhados pelo Brasil, principalmente devido a suas condições climáticas que possuem ligação direta ao “start” dessa disfunção estética.

Figura 1 – Representação clínica da Rosácea

Sabemos que no dia a dia as afecções estéticas não se apresentam da mesma forma que a imagem acima ou até mesmo iguais ao que é publicado em artigos científicos ou bibliografias. E são exatamente essas exceções que trazem insegurança ao nosso trabalho, insegurança vinda pela falta de experiencia no assunto ou até mesmo pela apresentação da doença, que pode se apresentar de forma leve, pouco percebidos até mesmo pelo cliente.

As principais características da Rosácea, são:

  • Presença de Telangiectasias – vasos sanguíneos finos no rosto principalmente na região central da face;
  • Pápulas e Pústulas – o que normalmente confunde o profissional à um quadro de acne;
  • Rinofima – Aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação folículos;
Figura 2 – Representação do quadro de rinofina na rosácea
  • Vermelhidão facial
  • Protuberâncias no rosto que se assemelham a acne

Agora que você já sabe, de forma simples e sucinta, quais são as principais apresentações do quadro de rosácea ativa, iremos aprender um dos principais tratamentos para o seu controle. O que foi desenvolvido na minha prática clínica junto ao equipamento Evoc E-light da Fismatek foi um protocolo para uma boa manutenção do quadro geral dessa afecção que tanto incomoda os pacientes que chegam ao meu consultório.

Primeiramente, é realizada uma avaliação detalhada através de lupa e lâmpada, para delimitar as áreas acometidas. Por muitas vezes, o paciente é isento até mesmo da limpeza de pele, pois essa prática pode vir a prejudicar ou até mesmo piorar o quadro. Tomar muito cuidado com vapor de ozônio, orientar o seu cliente sobre banhos quentes, vapor ao cozinhar e até mesmo com o sol. Preferencialmente utilizar cosméticos para peles sensíveis e hipoalergênicos.

A Luz Intensa Pulsada do Evoc E-light é capaz de atingir o cromóforo-alvo hemoglobina através do filtro 530 nm, o que ocasiona destruição dos vasos sanguíneos anômalos, redução da inflamação e do número de glândulas sebáceas ativas, além do bloqueio de processos alterados de queratinização. Todos esses efeitos contribuem para melhora global do quadro clínico da rosácea. Segue orientação do passo a passo do protocolo:

Tratamento para Rosácea Sessão e intervaloMotivo da indicação
Limpeza de pele1ª sessão – intervalo de 7 diasPreparação da pele – IMPORTANTE: NÃO REALIZAR ESSA ETAPA PARA ROSÁCEA ATIVA – IDENTIFICAR O PERFIL DA CLIENTE PARA AVANÇAR O TRATAMENTO
Luz Intensa Pulsada – 530nm 2ª sessão – intervalo de 7 – 15 dias*Filtro Vascular: Ocasiona-se destruição dos vasos sanguíneos anômalos, redução da inflamação e do número de glândulas sebáceas ativas, além do bloqueio de processos alterados de queratinização.
Luz Intensa Pulsada – 530nm 3ª sessão – intervalo de 7 – 15 dias*Filtro Vascular: Ocasiona-se destruição dos vasos sanguíneos anômalos, redução da inflamação e do número de glândulas sebáceas ativas, além do bloqueio de processos alterados de queratinização.
Luz Intensa Pulsada – 560nm4ª sessão – intervalo de 7 – 15 dias*Filtro de manchas e rejuvenescimento:  Estímulo de colágeno e elastina por se tratar de uma pele desvitalizada  
Luz Intensa Pulsada – 560nm4ª sessão – intervalo de 7 – 15 dias*Filtro de manchas e rejuvenescimento:  Estímulo de colágeno e elastina por se tratar de uma pele desvitalizada  
Obs: *esse intervalo depende da condição da pele em tratamento)** O tratamento pode ser combinado a outras técnicas como terapia com LED e homecare, por exemplo.*** Essa tabela trata-se de uma sugestão e não substitui a sua avaliação, que é primordial

Com a Fismatek, você passa por treinamento teórico e prático a fim de se aperfeiçoar em cada detalhe no diz respeito a anatomia e fisiologia, contando também com um “KIT 360 PLUS” que dará a estrutura de marketing para alavancar as suas vendas. 

O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.


escrito por Mayte Peres
• Tecnóloga em Estética e Cosmetologia – Centro Universitário SENAC
• Biomédica pós graduada em Estética – FMU/IPESSP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>