Por que o mês de Outubro foi escolhido para a campanha contra o Câncer de Mama?

Por que o mês de Outubro foi escolhido para a campanha contra o Câncer de Mama?

Embora tenha ganhado mais visibilidade na última década, o Outubro Rosa foi instituída ainda em 1990, nos EUA. Em decorrência de ações isoladas pelas prevenção do câncer de mama, que aconteciam em outubro, o mês foi oficialmente escolhido para a campanha após a aprovação do congresso norte-americano. 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero.

O movimento surgiu de fato em 1990 na 1ª Corrida pela Cura realizada pela Fundação Susan G. Komen For The Cure, em Nova York, promovida anualmente na cidade. Porém, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram então a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. Sendo assim, escolhendo, o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje, a campanha do outubro rosa acontece em várias partes do mundo!

A primeira iniciativa que aconteceu no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo, ficou rosa. Então, dia 02 de outubro de 2002 quando comemorou-se os 70 anos do encerramento da revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. Essa iniciativa aconteceu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama; e com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos.

Desde então, outros lugares tanto de SP, como também outras cidades brasileiras, abraçaram a causa. Além disso, exercem fortemente campanhas durante, principalmente, o mês de outubro anualmente.

E a Fismatek também abraça essa causa, por isso, neste mês fique ligado em nossas redes sociais que teremos várias ações.

Évelin Ribeiro

Évelin Ribeiro

• Esteticista e Fisioterapeuta Responsável Técnica da Fismatek • Especialista em Eletroterapia e Terapia Intensiva • Mestre em Terapia Intensiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.