Março Lilás – prevenção e combate ao Câncer de Colo de Útero

A mortalidade por câncer do colo do útero é evitável, uma vez que as ações para seu controle contam com tecnologias para o diagnóstico e tratamentos de lesões precursoras.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a persistência da infecção pelo vírus do papiloma humano (HIV) representa o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, outros fatores de risco atuam como cofatores: início precoce da atividade sexual, número de parceiros e paridade elevada.
Apesar de ter sido um dos países pioneiros a utilizar a colposcopia associada ao citopatológico (papanicolau) para a detecção do câncer do colo do útero. No entanto, o Brasil tem uma das mais altas taxas de mortalidade por este tipo de doença. Possivelmente, isso ainda aconteça devido à grande lacuna entre os avanços técnicos e o acesso da população à eles.
Desse modo, a campanha Março Lilás é um alerta para a conscientização e combate ao câncer de colo uterino. A princípio, o objetivo é orientar as mulheres sobre a importância de fazer o exame e orientar quanto à vacinação e outras estratégias para o combate da doença.
Saiba como se prevenir:
- Sinais e Sintomas:
O câncer do colo do útero pode não apresentar sintomas na fase inicial. Com o avanço do curso da doença, pode ocorrer sangramento vaginal, secreção vaginal anormal, dor abdominal associada a queixas intestinais ou urinárias.
- Detecção Precoce:
É uma estratégia importante, que objetiva encontrar um tumor na fase inicial, possibilitando maior chance de cura.
- Exame Preventivo:
Papanicolau: o exame é indolor, simples e rápido. Sua realização periódica reduz a ocorrência e a mortalidade pela doença.
O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.