Maio vermelho: prevenção na estética

Neste mês de maio, existe a campanha do “Maio Vermelho”. Uma data dedicada a conscientização das pessoas sobre a importância e prevenção a Hepatite. Esta que, origina-se por uma inflamação do fígado, que geralmente é causada por vírus ou uso de medicamentos.
A princípio, os sintomas da hepatite podem surgir poucos dias após o contato com o vírus e se manifestam através da cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos; e o seu tratamento depende do que originou a doença. Além disso, existem vários tipos de hepatites. No entanto, as mais frequentes em nosso meio são as hepatites A, B e C.
Desse modo, as Hepatites A e B podem, em alguns casos (cerca de 30% do total de casos) se apresentar como hepatite aguda, com urina escura, olhos amarelos, náuseas e mal estar. Contudo, o que raramente ocorre com a Hepatite C. Já, a hepatite mais comum de ser contraída no verão é a Hepatite A. Sendo assim, quando não tratadas, as hepatites podem causar cirrose, câncer, ou necessidade de transplante de fígado e, em alguns casos, levam à morte do paciente, por exemplo.
Tipos:
Hepatite A: Infecção do fígado altamente contagiosa, causada pelo vírus da hepaptite A.
B: Uma infecção grave do fígado causada pelo vírus da Hepatite B, que previne-se por meio de vacina. Transmitida com maior frequência pela exposição a fluídos corporais infectados.
C: Infecção causada por vírus que ataca o fígado e provoca inflamação. É transmitido pelo contato com sangue contaminado, por exemplo, por meio do compartilhamento de agulhas ou de equipamentos de tatuagem não esterilizados, por exemplo, entre outros.
D: Doença hepática grave causada por infecção como vírus da hepatite D. Nesse sentido, ocorre apenas em pessoas infectadas pelo vírus da Hepatite B, sendo a transmissão pelo sangue.
E: Doença do fígado causada pelo vírus da Hepatite E. Transmitida, principalmente, por meio de água potável contaminada com matéria fecal.
Autoimune e Alcoólica:
HEPATITE AUTOIMUNE: Inflamação no fígado que ocorre quando o sistema imunológico o ataca.
ALCOÓLICA: Inflamação do fígado causada pelo consumo excessivo de consumo de bebidas alcoólicas.
Dicas e Prevenção da Hepatite na Estética:
- Agulhas e seringas devem ser descartadas
- Lave bem as mãos a cada procedimento realizado, antes e após.
- Na estética íntima use acessórios e materiais descartáveis, estéreis ou autoclaváveis, por exemplo.
- Além disso, a prevenção na estética íntima deve-se, durante os procedimentos, fazer uso de luvas e não levar as mãos aos olhos, boca ou mucosas (evitar distrações).
- Existem procedimentos, principalmente, destinados para tratamentos de gordura localizada, que precisarão do bom funcionamento do fígado para melhor e correta metabolização da gordura. Nesse sentido, se este por ventura estiver “doente”, não se indica esse tipo de procedimento para esses pacientes, pois poderá agravar o quadro clínico.
- Para procedimentos invasivos, principalmente, obter local estéril, cuidados durante a aplicação para não haver perfurações transitórias (por distração entre paciente e profissional com agulhas e afins).
- Sempre esteja com as vacinas em dia !
O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.
Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.