Sistema imune e distúrbios hormonais: qual a relação com os tratamentos estéticos?

Sistema imune e distúrbios hormonais: qual a relação com os tratamentos estéticos?

Você sabia que os resultados que buscamos nos tratamentos estéticos propostos estão diretamente relacionados com os fatores fisiológicos de cada indivíduo? Precisamos entender que cada disfunção estética possui influências sistêmicas e distúrbios hormonais.

Eu sou a Mayte Peres, biomédica esteta e faço parte do Centro Científico da Fismatek. Hoje quero abordar com você sobre a importância dessa influência e o que ela pode acarretar em seus tratamentos e posteriores resultados.

Na avaliação que realizamos em cabine é primordial que haja algumas perguntas como: Está realizando algum tratamento no momento? Toma algum tipo de medicamento? Possui distúrbios hormonais tais como hipotireoidismo e hipertireoidismo? Qual foi a data da realização dos seus últimos exames? Além de perguntar precisamos entender o motivo pelo qual essas respostas são importantes para a nossa conduta de tratamento, por isso, vamos abordar uma a uma.

No caso de uma inflamação ativa é provável que a sua/seu cliente esteja ingerindo algum tipo de corticoide, anti-inflamatório ou antibiótico. A maior parte dos tratamentos estéticos, se não todos, irão estimular o aumento desse processo, causando a piora do quadro, ou até mesmo o não resultado devido o uso desses medicamentos. É necessário aguardar o término para iniciar os procedimentos de escolha.

+ Siga-nos no Instagram!

Isso vale inclusive para o anticoncepcional, pois o motivo pelo qual foi optado esse meio de contraceptivo precisa estar destacado em sua ficha, por exemplo, se for para controle de endometriose ou ovários policísticos. Há alguns tratamentos que são contraindicados ou que não causarão eficácia caso a(o) seu/sua paciente não esteja com os índices controlados.

A princípio, as alterações hormonais relacionadas a tireoide possuem influência direta no metabolismo e consequentemente estarão envolvidas com o seu resultado no caso de tratamentos corporais. É necessário haver um acompanhamento endócrino e uso de medicamento contínuo. Por isso, os exames sempre deverão estar em dia, pois com certeza se os índices não estiverem controlados você não obterá resultados. Desse modo, tudo isso pode ser evitado se na sua avaliação você afunilar os detalhes; e explicar para quem está a sua frente a importância de cuidar desse tipo de distúrbio.

O sistema imunológico pode reagir a determinadas substâncias ou tratamentos, causando assim, algum tipo de alergia, edema e dor. Por exemplo, por isso, sempre precisamos avaliar com muita cautela e clareza todos os detalhes, para então, encaminhar a(o) seu cliente para a melhor conduta de tratamento. Além disso, com certeza você irá adquirir a sua confiança você conseguirá prometer os resultados que realmente você possa proporcionar.

O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.

Leia mais: Suplementação na estética: uma ajuda extra

Dra. Mayte Peres

Dra. Mayte Peres

• Tecnóloga em Estética e Cosmetologia – Centro Universitário SENAC • Biomédica pós graduada em Estética – FMU/IPESSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.