Diferença de assepsia, antissepsia, degermação, desinfecção, descontaminação e esterilização

Diferença de assepsia, antissepsia, degermação, desinfecção, descontaminação e esterilização

Muitas são as nomenclaturas usadas na estética. Muitos profissionais ainda se confundem com alguns nomes, por isso estamos aqui para te ajudar! Algumas nomenclaturas que são confundidas: Assepsia, Antissepsia, Degermação, Decontaminação e Esterilização.

Entenda as características e diferenças entre cada uma delas:

ASSEPSIA:

A assepsia consiste num conjunto de métodos e processos de higienização de determinado ambiente, com a finalidade de evitar a contaminação do mesmo por agentes infecciosos e patológicos.

ANTISSEPSIA:

É o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas. Desse modo, os produtos usados para fazer a antissepsia são chamados de antissépticos.

DEGERMAÇÃO:

O ato de redução ou remoção parcial dos microrganismos da pele, ou outros tecidos por métodos químio-mecânicos. É o que se faz quando se faz a higienização das mãos usando água, sabão e escova (manilúvio).

DESCONTAMINAÇÃO:

Descontaminação é o processo que consiste na remoção física de elementos contaminantes ou na alteração de sua natureza química, através de métodos químio-mecânicos, transformando-os em substâncias inócuas e, assim, tornando-os mais seguros para serem manuseados ou tocados.

ESTERILIZAÇÃO:

Esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos) por um processo que utiliza agentes químicos ou físicos.

E aí, facilitou?

Por fim, fique ligado nas próximas matérias que sempre terá textos importantes da rotina de atendimento e cuidados.

O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.

Évelin Ribeiro

Évelin Ribeiro

• Esteticista e Fisioterapeuta Responsável Técnica da Fismatek • Especialista em Eletroterapia e Terapia Intensiva • Mestre em Terapia Intensiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.