Nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390%. Entre os cirúrgicos, as operações com fins reconstrutores subiram 23%, enquanto as cirurgias com fins estéticos, apenas 8%. Os dados são do Censo 2019 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que entrevistou 1.218 associados, de todas as regiões do país. 

Figura 1 – Dentre inúmeros procedimentos, qual optar?

Sou Mayte, biomédica esteta e técnica na empresa Fismatek.  Hoje falaremos especialmente sobre um protocolo para envelhecimento facial , pois no dia-a-dia verifico a dificuldade dos profissionais em associação de técnicas, intervalos entre as sessões além da união com técnicas manuais, portando, venho compartilhar um pouco da minha experiência a fim de criar novas ideias para somar no seu atendimento com resultados, eficiência e resultados.

Dois dos equipamentos mais utilizados na minha prática clínica são: Axcel Criofrequência e Evoc-light da Fismatek, cada um com as suas particularidades, porém quando unidos trazem inúmeros benefícios como: aumento do estresse osmótico e oxidativo, estímulo de proteínas HSP, reorganização das fibras colágenas e elásticas, vasodilatação e consequentemente a neocolagênese.

Algumas das principais dúvidas são: Como associar? Qual o intervalo de uma sessão para outra? Posso fazer os dois tratamentos no mesmo dia? Vamos responder uma a uma. Primeiramente falaremos sobre o comprimento de onda da Luz Intensa Pulsada, no caso do protocolo para rejuvenescimento usaremos o filtro 560nm (nanômetros) que chegará à nível de derme reticular aumentado a oxigenação local e  irrigação sanguínea o que, consequentemente, irá estimular o fibroblasto para produção de um novo colágeno – se você quiser saber quais filtros acompanham o equipamento clique aqui. A Criofrequência por sua vez possui a mesma finalidade – a de neocolagênese – porém não através da luz e sim por meio da emissão de uma corrente alternada que irá promover aquecimento em tecidos profundos. Os efeitos térmicos agem ativando os fibroblastos para produção de um novo colágeno, sendo comprovada por alterações em seu diâmetro, espessura e periodicidade.

Figura 2 – Imagem ilustrativa – Fibras colágenas e elásticas

A associação pode ser feita no mesmo dia, isso dependerá do tipo de pele a ser tratado, ou seja, espessura e cor da pele são dois fatores importantes tendo em vista que peles mais maduras são mais consequentemente mais sensíveis, do mesmo modo que peles com fototipos mais altos precisam de uma atenção maior com o uso da Luz Intensa Pulsada. O intervalo entre uma sessão e outra é de no mínimo 15 dias, pois esse é o tempo que o colágeno demora para se reorganizar. Segue abaixo um modelo de protocolo:

Tratamento para RejuvenescimentoSessão e intervaloMotivo da indicação
Limpeza de pele1ª sessão – intervalo de 7 diasPreparação da pele
Luz Intensa Pulsada – 420 nm2ª sessão – intervalo de 7 – 15 dias*Estimular a camada córnea com o intuito de renovação celular a fim de eliminar o pigmento em excesso nas camadas mais superficiais da pele
Criofrequência – manípulo bipolar face completa 30 minutos + Luz Intensa Pulsada em toda face – sem repasse – 560nm3ª sessão – intervalo de 7 – 15 dias* (esse intervalo depende da condição da pele em tratamento)Aumento do estresse osmótico e oxidativo, estímulo de proteínas HSP, reorganização das fibras colágenas e elásticas, vasodilatação e consequentemente a neocolagênese.
Criofrequência – manípulo bipolar face completa 30 minutos + Luz Intensa Pulsada em toda face – sem repasse – 560nm4ª sessão – intervalo de 7 – 15 dias*Aumento do estresse osmótico e oxidativo, estímulo de proteínas HSP, reorganização das fibras colágenas e elásticas, vasodilatação e consequentemente a neocolagênese.
Criofrequência – manípulo bipolar face completa 30 minutos + Luz Intensa Pulsada em toda face – sem repasse – 560nm5ª sessão – intervalo de 7 – 15 dias*Aumento do estresse osmótico e oxidativo, estímulo de proteínas HSP, reorganização das fibras colágenas e elásticas, vasodilatação e consequentemente a neocolagênese.
Obs: *esse intervalo depende da condição da pele em tratamento)** O tratamento pode ser combinado a outras técnicas como ultrassom microfocado, microagulhamento e homecare, por exemplo.*** Essa tabela trata-se de uma sugestão e não substitui a sua avaliação, que é primordial

O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.


escrito por Mayte Peres
• Tecnóloga em Estética e Cosmetologia – Centro Universitário SENAC
• Biomédica pós graduada em Estética – FMU/IPESSP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>