Crioterapia no pós-operatório de cirurgia plástica.

Crioterapia no pós-operatório de cirurgia plástica.

A dor é um processo fisiológico presente no pós-operatório de diversos procedimentos cirúrgicos. O edema pode estar presente também, ocasionando desconforto e modificando a qualidade de vida desses clientes logo após a cirurgia. Neste texto você entenderá mais sobre a crioterapia no pós-operatório.

Para a minimização do uso de medicamentos e a progressão de possíveis quadros, o profissional da estética que trabalha com pós-operatório (P.O.) entra para atuar na potencialização do processo reparatório dos tecidos. E assim, evitando maiores limitações, aumento da dor, edema e outros riscos.

Desta forma, a estética fornece recursos como, a drenagem linfática, que é uma técnica manual que tem como objetivo direcionar o edema para as vias que se mantêm íntegras após os traumas cirúrgicos. Podendo então ser reabsorvido por meio dos vasos linfáticos, o que torna uma técnica útil no controle do P.O. Bem como, a CRIOTERAPIA, um recurso termoterápico, com variação de temperatura de 0ºC a 18,3ºC, que atua no processo álgico. Ou seja, estimulando também a produção de mediadores inflamatórios, melhorando a recuperação dos tecidos lesados (Tavares 2015).

Conseguimos realizar a crioterapia com a Axcel e tratar um paciente pós-operado. É possível desabilitar a saída da radiofrequência e com isso obter apenas os benefícios da ponteira resfriada (chegando até -10°C), ou seja, trabalhar apenas com a modalidade de crioterapia.

Vale ressaltar que a maioria das ponteiras da Axcel são autoclaváveis, com isso oferecemos maior segurança ao cliente durante o tratamento.


O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.

Aline Yamamoto

Aline Yamamoto

- Fisioterapeuta - Mestre em Fisiologia (UNESP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.