Você sabia que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres?

Meu nome é Mayte Peres, biomédica esteta e faço parte do departamento científico da Fismatek. Hoje o intuito da nossa conversa é entender a importância do auto exame, da prevenção e da detecção dos primeiros sintomas da doença afim de alertá-las sobre os riscos de não avaliar essas questões com antecedência.
Sabemos que nós mulheres estamos sempre muito ocupadas com a realização dos nossos sonhos, da casa, do nosso trabalho, filhos e outros afazeres. Sempre tão preocupadas em cuidar de tudo que por vezes deixamos passar alguns detalhes importantes.
Não se esqueça de cuidar de você!
Primeiramente, qual a melhor idade para começar a realização da mamografia? Antes dos 35 anos o tecido mamário é muito denso, portanto, não se indica a realização desse tipo de exame até essa idade. Todavia, utilizam-se o ultrassom de mamas para detectar possíveis nódulos, facilitando a detecção de doenças prévias. Caso seja detectado algo fora do padrão, será necessário acompanhamento anual, semestral ou até mesmo uma biopsia.
Além disso, outro indicativo para averiguar a presença de possíveis nódulos é a realizado do auto exame. Muitas mulheres ouvem falar, porém não sabem como realiza-lo, portanto, na imagem a seguir mostramos o passo a passo para essa análise, lembrando que mesmo não havendo nenhum tipo de material palpável, o mesmo não substitui a ida a um/uma ginecologista para a realização de exames mais específicos.

Além da realização do auto exame é sempre necessário ficar atenta aos sinais e sintomas. Esses podem surgir em simultâneo ou isoladamente, na fase inicial ou avançada da doença. Além disso, a presença de um algum dos sintomas a seguir não significa necessariamente a existência de câncer na mama, mas se faz necessária a consulta com um médico(a) mastologista, pois pode se tratar de um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário, que necessita de tratamento e acompanhamento.
Os principais sintomas relacionados são:
- Presença de nódulo ou caroço que não dói
- Alteração na coloração ou forma do mamilo
- Liberação de líquido pelo mamilo
- Alterações na pele da mama, como vermelhidão ou pele mais dura
- Inchaço ou alteração no tamanho de uma das mamas
- Coceira frequente na mama ou no mamilo
- Alteração na coloração ou forma da aréola
- Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo
- Veias facilmente observáveis e que aumentam de tamanho
- Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento
- Caroços ou inchaço na região das ínguas da axila
A prevenção do câncer de mama é feita ao se adotar um estilo de vida saudável. Por isso, é orientado ter uma alimentação balanceada, com frutas, legumes e verduras, a prática de exercícios físicos regulares, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e eliminar o cigarro.
A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a tirar dúvidas e te apoiar a se manter saudável através da longevidade que a área da estética nos permite, portanto, além de se prevenir, vamos espalhar uma corrente do bem para prevenção e tratamento do câncer de mama não só no outubro rosa, mas em todas os meses do ano!