Você sabia que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres?

Você sabia que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres?

Meu nome é Mayte Peres, biomédica esteta e faço parte do departamento científico da Fismatek. Hoje o intuito da nossa conversa é entender a importância do auto exame, da prevenção e da detecção dos primeiros sintomas da doença afim de alertá-las sobre os riscos de não avaliar essas questões com antecedência.

Sabemos que nós mulheres estamos sempre muito ocupadas com a realização dos nossos sonhos, da casa, do nosso trabalho, filhos e outros afazeres. Sempre tão preocupadas em cuidar de tudo que por vezes deixamos passar alguns detalhes importantes.

Não se esqueça de cuidar de você!

Primeiramente, qual a melhor idade para começar a realização da mamografia? Antes dos 35 anos o tecido mamário é muito denso, portanto, não se indica a realização desse tipo de exame até essa idade. Todavia, utilizam-se o ultrassom de mamas para detectar possíveis nódulos, facilitando a detecção de doenças prévias. Caso seja detectado algo fora do padrão, será necessário acompanhamento anual, semestral ou até mesmo uma biopsia.

Além disso, outro indicativo para averiguar a presença de possíveis nódulos é a realizado do auto exame. Muitas mulheres ouvem falar, porém não sabem como realiza-lo, portanto, na imagem a seguir mostramos o passo a passo para essa análise, lembrando que mesmo não havendo nenhum tipo de material palpável, o mesmo não substitui a ida a um/uma ginecologista para a realização de exames mais específicos.

Além da realização do auto exame é sempre necessário ficar atenta aos sinais e sintomas. Esses podem surgir em simultâneo ou isoladamente, na fase inicial ou avançada da doença. Além disso, a presença de um algum dos sintomas a seguir não significa necessariamente a existência de câncer na mama, mas se faz necessária a consulta com um médico(a) mastologista, pois pode se tratar de um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário, que necessita de tratamento e acompanhamento.

Os principais sintomas relacionados são:
  • Presença de nódulo ou caroço que não dói
  • Alteração na coloração ou forma do mamilo
  • Liberação de líquido pelo mamilo
  • Alterações na pele da mama, como vermelhidão ou pele mais dura
  • Inchaço ou alteração no tamanho de uma das mamas
  • Coceira frequente na mama ou no mamilo
  • Alteração na coloração ou forma da aréola
  • Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo
  • Veias facilmente observáveis e que aumentam de tamanho
  • Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento
  • Caroços ou inchaço na região das ínguas da axila

A prevenção do câncer de mama é feita ao se adotar um estilo de vida saudável. Por isso, é orientado ter uma alimentação balanceada, com frutas, legumes e verduras, a prática de exercícios físicos regulares, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e eliminar o cigarro.

A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a tirar dúvidas e te apoiar a se manter saudável através da longevidade que a área da estética nos permite, portanto, além de se prevenir, vamos espalhar uma corrente do bem para prevenção e tratamento do câncer de mama não só no outubro rosa, mas em todas os meses do ano!


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.

Dra. Mayte Peres

Dra. Mayte Peres

• Tecnóloga em Estética e Cosmetologia – Centro Universitário SENAC • Biomédica pós graduada em Estética – FMU/IPESSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.