Abril Verde: A importância da segurança no trabalho

Abril Verde: A importância da segurança no trabalho

A campanha do Abril Verde acontece neste mês, pois em 28 de abril dedica-se à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho. A campanha visa à conscientização e à prevenção de acidentes de trabalho. Inclusive, no decorrer desta matéria de hoje, iremos também transmitir dicas para os cuidados principais que os profissionais da Medicina Estética devem ter. Principalmente, porque estamos vivendo na pandemia da Covid-19, que ainda persiste em estar em nossa sociedade com edemacia.

Segurança no Trabalho:

O movimento Abril Verde engloba ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador brasileiro. Ele parte do pressuposto de que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes, por meio da disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

No mês existem duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho. A mobilização envolve sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas (78 trabalhadores) de um acidente ocorrido em uma mina nos EUA, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de mortes por acidentes de trabalho:

Segundo os dados do Anuário Estatístico de Acidente de Trabalho (AET 2017), o Brasil vem conseguindo reduzir, nos últimos anos, o número de mortes (de 2.288 em 2016 para 2.096 em 2017) e acidentes registrados (de 585.626 em 2016 para 549.405 em 2017) no ambiente de trabalho. Os dados ainda são preocupantes, considerando que o país ocupa o quarto lugar no ranking mundial. No Brasil, a cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 3h38min, um trabalhador perde a vida, conforme a Procuradoria Geral do Trabalho em Brasília. Sendo assim, o mês de abril é tão importante para a causa.

Os profissionais prelecionistas ainda têm grandes desafios. Entre eles, gerenciar todas as categorias de riscos dentro das empresas; promover o atendimento às normas de segurança e saúde, favorecendo condições adequadamente seguras e saudáveis para que os trabalhadores exerçam suas atividades de modo mais produtivo.

Segurança do trabalho na estética:

Na Estética, também devemos ter a atenção redobrada, ainda mais neste momento de pandemia da Covid-19 que se mantém em todo o mundo, principalmente no Brasil.

Cuidados do tipo:

• Jaleco, luvas descartáveis a cada cliente;
• Uso de touca descartável; e Óculos de Proteção e máscara N95 descartáveis e/ou Face Shield;
• Usar lençóis e jogar fora logo após o uso, assim como assepsia da maca com álcool gel 70% a cada cliente;
• Assepsia dos materiais que obtiveram contato com a pele do paciente, além do álcool ou mesmo levados a estufa para esterilizar. Se for de material que permite ser esterilizado e que tenha contato principalmente com o sangue, por exemplo : as ponteiras da AXCEL Criofrequência® da FISMATEK® (que são autoclaváveis, principalmente visando a estética íntima);
• Fazer a assepsia do chão com produtos bactericidas e/ou germicidas a cada cliente. Por isso também dê um tempo maior entre os atendimentos, além dos clientes não terem contato um com o outro, o profissional tem um tempo de preparo da sala para o próximo cliente;

+ cuidados:

• Fazer Aromoterapia com o Vapor de Ozônio. Por exemplo, o Steam Face® da Fismatek® tem essa opção de uso com óleos essenciais do tipo: cravo; canela e tomilho, que possuem muito fenóis em sua composição e por isso possuem propriedades antibactericidas e fungicidas. Além disso, outros óleos, como o litsea cubeba; lemongrass; eucalipto citriodora, que são ricos em aldeídos que são antimicrobiano;
• Seringas e agulhas descartáveis a cada atendimento, NUNCA reutilizando-as.
• Alongar-se a cada atendimento vem se mostrando com uma diminuição significativa de Doenças como Bursite e Tendinites, por exemplo, entre outras.

Além disso, o profissional que pratica atividades físicas também colabora não só por um físico melhor. Mas também, um organismo mais fortificado com aumento de imunidade, inclusive.

Por fim, estes são os principais destaques para um bom atendimento com qualidade e segurança tanto para cada cliente, quanto para você profissional. Afinal, não só a Covid-19 pode estar presente em nosso dia a dia de trabalho, mas também outras doenças transmissíveis. Como por exemplo: a pneumonia, tuberculose, hepatite B e C, AIDS, entre outros. Por isso, CUIDE-SE e CUIDE DE CADA PACIENTE que você atenda!

A Fismatek apoia as duas causas e vêm por meio desta matéria disseminar informações e curiosidades a todos vocês!!

E aí, gostou das dicas e curiosidades desta matéria? Compartilhe essas informações com seus familiares e amigos!!

Até a próxima!


O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse. A Fismatek está com você nessa jornada para te ajudar a se tornar uma/um profissional ESTRELA.


Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores Fismatek clicando aqui.
Évelin Ribeiro

Évelin Ribeiro

• Esteticista e Fisioterapeuta Responsável Técnica da Fismatek • Especialista em Eletroterapia e Terapia Intensiva • Mestre em Terapia Intensiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.