A importância da avaliação estética

A importância da avaliação estética

A avaliação estética é a base para a construção de um plano de tratamento completo. É no momento da avaliação que o profissional consegue compreender quais são as reais necessidades do paciente, levando a definir quais procedimentos, tecnologias, cosméticos, número de sessões e intervalos que podem ser oferecidos a este paciente, pois é possível identificar fatores que possam ocasionar complicações ou tardia os resultados durante a realização de um procedimento, como por exemplo o uso de medicação, alergias e contraindicações que o paciente possua, dando mais segurança para o profissional desenvolver o plano de tratamento. 

A avaliação consiste em 3 etapas:

A primeira etapa é o preenchimento da ficha de anamnese que possui técnicas aplicadas para facilitar o diagnóstico junto com seu paciente, como forma de bate papo você consegue entender melhor as necessidades e extrair mais informações que ajudarão a elaborar o tratamento ideal além de esclarecer as dúvidas do paciente. Esta ficha deve conter os dados pessoais, estado de saúde em geral, uso de medicações ou cosméticos, hábitos alimentares, condição física, tratamentos estéticos já realizados, queixas, diagnósticos e objetivo do tratamento.

A segunda etapa consiste na avaliação física, onde se avalia a região a ser tratada. Dependendo da queixa do paciente avaliamos a condição da pele, fototipo, biotipo cutâneo, rugas, linhas de expressão, gordura, flacidez, celulite, estrias, entre outras. Para auxiliar e dar mais precisão em nosso tratamento, nessa etapa contamos com alguns instrumentos como: adipômetro, luz de wood, lupa, fita métrica, analisadores de pele, balança de bioimpedância e ultrassom diagnóstico.

Já na terceira etapa, será feito o registro fotográfico que, na avaliação estética, é conhecida como fotodocumentação. São feitas fotos inicialmente, durante o tratamento e na finalização. Essas fotos servem para auxiliar no planejamento e para acompanhar a evolução do paciente. A fotodocumentação tem como objetivo ajudar o paciente na percepção dos resultados do procedimento, principalmente na avaliação do antes e depois.

A avaliação estética é um dos processos mais importantes para garantir a segurança e qualidade dos procedimentos realizados em uma clínica de estética. A ficha de anamnese é uma ferramenta que facilita ao profissional conhecer melhor o seu paciente, para assim definir o plano de tratamento ideal.

Investir em uma avaliação de estética de qualidade é investir em tratamentos de sucesso e clientes satisfeitos. Uma boa avaliação dará mais credibilidade a sua clínica e aumenta muito as chances de ter um cliente satisfeito ao fim do tratamento.

Vanessa Stapani

Vanessa Stapani

• Esteticista e Cosmetóloga • Técnica na empresa Fismatek • Pós Graduada em Cosmetologia e Disfunções Dermatológicas • Graduada em Biomedicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.